nota: três pinturas cinematográficas

Em seu livro “A Linguagem Cinematográfica”, Marcel Martin recorre à análise das concepções do espaço pictórico desde a Renascença italiana até a pintura francesa dos impressionistas para inferir que “toda a história da pintura nos encaminha para a liberdade de ponto de vista que será a do cinema”.

De fato, Martin nos apresenta e descreve textualmente obras de diferentes pintores que parecem se esforçar para compensar por meios visuais a impossível expressão da temporalidade. Selecionei três referências que me parecem pinturas cinematográficas, por assim dizer:

1. Place Pigalle  l  (1880), de Auguste Renoir:

Place Pigalle (1880), de Auguste Renoir

Nesta obra impressionante, Renoir descobre o primeiro plano e a profundidade de campo, revelando uma composição fortemente dramática bem característica de enquadramentos especificamente cinematográficos.

2. O Absinto (No Café) l (1875-1876), de Edgar Degas:

O Absinto (No Café), (1875-1876) de Edgar Degas

Nesta célebre obra, Degas retratou duramente os efeitos da autoalienação na sociedade industrial, dramaticamente presente no rosto da mulher. O enquadramento é eminentemente cinematográfico pelo tipo de negligência de sua composição, dando-nos a sensação de um movimento de câmera interrompido. Negligência aí situa-se no contexto mencionado por Martin, para quem “tal desprezo da composição e do equilíbrio é absolutamente estranho à estética da pintura tradicional e mesmo da fotografia”.

3. Le Boulevard des Capucines  l  (1873), de Claude Monet:

Le Boulevard des Capucines (1873), de Claude Monet

Vemos surgir nesta obra, de forma evidente, o que será mais tarde a “fusão” na montagem cinematográfica: as pessoas e a paisagem em tons atenuados, como se o pintor quisesse sobrepor imagens umas às outras em diferentes momentos do dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s