nota: sobre “Segundas-feiras ao sol” (2002)

SEGUNDAS-FEIRAS AO SOL (Espanha, 2002. Direção: Fernando Leon de Aranoa)

Captura de tela 2012-12-16 às 20.14.20

Com humor sutil (e uma bela trilha sonora), o filme retrata o cotidiano de um grupo de amigos, todos operários desempregados que se encontram num bar diariamente para compartilhar suas pequenas tragédias. Santa (Javier Bardem), o personagem que sustenta o filme, resume bem a falência do idealismo socialista institucionalizado – o fracasso vivo do humanismo que continua forte. No bar, conversas bem humoradas, outras tensas, desânimos, amizade… conversas que refletem os medos e o que há de infantil em cada homem. Ali o filme revela um de seus aspectos mais especiais: o efeito idiossincrático da situação social e existencial de cada um. O desemprego acaba por afetar todos os aspectos da vida, gerando sucessivos dramas. Mas sempre o humor, e por vezes o silêncio.

O silêncio no bar, o orgulho de Santa, e sua força. O desespero mudo de Amador. O esforço conscientemente inútil de Lino. Uma atmosfera niilista no bar… mas eles estão vivos, e ainda sorriem quando passam mais uma segunda-feira ao sol.

“Segundas-feiras ao sol” foi lançado há dez anos, mas reflete com singular propriedade o atual momento econômico europeu e mais de perto, a atual crise na Espanha. Não sabia o camarada citado pelo astronauta, personagem do filme que contou a curta anedota transcrita abaixo, que a verdade que lhe contaram ali sobre o capitalismo ainda estava por se revelar cada vez mais drasticamente:

Dois camaradas se encontram na Rússia depois da queda do comunismo:

– Tudo o que nos disseram sobre o comunismo, afinal, era mentira! – disse o primeiro.

– Sim. Mas o pior é que tudo o que nos disseram sobre o capitalismo, afinal, era verdade! – retruca o segundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s