o baculejo no dois de julho e o aflito pôr-do-sol

baculejo no mirante dos Aflitos – um autoritarismo policialesco que ofuscou o pôr-do-sol

O dois de julho é comemorado como evento cívico/político, mas não popular no sentido autêntico. Cheguei à praça do Campo Grande: fechada com correntes e cadeado. Uma praça inteira cercada e fechada, de grades, correntes e policiais. Mas participamos de manifestação em favor do Bairro dois de julho, que sofre ameaças de gentrificação.

Já fim de tarde, eu e um grupo de amigos descíamos o largo rumo à Rua Tuiuti quando vimos um belíssimo pôr-do-sol e paramos no mirante dos Aflitos para apreciá-lo. Havia lá grupos de jovens, conversando, em clima amigável.

Aproximou-se uma motocicleta, dois policiais, armas em punho. Examinaram a situação por dois minutos e decidiram aplicar o baculejo. Contudo, os policiais ignoraram solenemente a mim e a meus amigos – tomaram-nos – quem sabe – por sua platéia: estavam nos protegendo? Quem éramos nós para eles?

Cada um pode inferir as razões – óbvias e não óbvias, éticas e não-éticas, sociais ou metafísicas – de não termos sido incluídos no baculejo arbitrário e agressivo, uma abordagem fora-da-lei segundo o nosso amigo advogado que nos acompanhava. Não havia qualquer sinal de situação suspeita de qualquer tipo. Mas arma em punho de policial na Bahia é perigoso para qualquer um que não ostente alguma riqueza. Sacou? Mel registrou o momento, um tanto discretamente, claro, tirou com um celular a foto postada aí acima.

Um dois de julho policial. Um pôr-do-sol sob a égide do autoritarismo policial estúpido. Mesmo assim, teve a sua graça: o estúpido policial, depois de forçar os jovens a se enfileirarem como na foto, berrou:

– Todos olhando para a frente agora!

Quase todos os rapazes se viraram para o policial – que não explicou a qual frente ele se referia.

O policial gritou: “não, porra! É pra olhar pra lá mesmo, pra frente lá ó, contemplem o pôr-do-sol”.

Ali, quem era besta de não contemplar… aflito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s