nota: a clássica oposição entre documentário e ficção

A história da teoria do cinema é rica em debates, alguns mais duráveis do que outros, alguns nunca resolvidos plenamente e, por vezes, alguns debates produtivos.

A clássica oposição entre documentário e ficção, embora atenuada em certos períodos ou contextos, é – talvez – uma das questões mais presentes na história desses debates, não obstante os olhares de lado sempre que ela ressurge.

A distinção documentário/ficção nunca pôde ser completamente afastada, sobretudo porque está ancorada nas práticas da imprensa, sobretudo televisiva. Mas, numa abordagem mais exigente, devemos submetê-la a uma crítica que busque distinções mais cautelosas, que implique as ambiguidades e os limites da noção de gênero, que atravanca também o que usualmente chamamos de ficção. O documentário, afinal, não é um gênero.

Introdutoriamente, cito Bill Nichols, autor internacionalmente reconhecido que estuda o campo do documentário, analisando questões que compreendem ética, definição, forma, conteúdo e política. Segundo ele, os documentários diferem, de maneira significativa, dos vários tipos de ficção principalmente porque:

Eles estão baseados em suposições diferentes sobre seus objetivos, envolvem um tipo de relação diferente entre o cineasta e o seu tema e inspiram expectativas diversas no público.

A partir daí, como disse Jean Renoir, “tudo o que se mexe sobre uma tela, é cinema”. Voltaremos continuadamente a essa discussão.

A imagem que ilustra o texto é do filme Filmefobia, dirigido por Kiko Goifman, e cujo ator principal é o conhecido estudioso de cinema Jean-Claude Bernardet, que interpreta Jean-Claude, um diretor em busca da imagem perfeita. O filme é um “falso documentário/ficção”.

A citação de Bill Nichols foi extraída do seu livro “Introdução ao Documentário”, da Papirus Editora, com tradução de Mônica Saddy Martins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s