Em Salvador, Valdenir Munduruku falou sobre a violência do Estado contra povos indígenas

Em breve conversa gravada para o Bahiadoc, Valdenir Munduruku fala sobre a violência do Estado contra povos indígenas

No vídeo (em trecho retirado de vídeo no canal do Ocupa Belém no Youtube), Valdenir rasga a ordem judicial de reintegração de posse do canteiro de obras da Usina de Belo Monte, ocupado pelos indígenas.

Valdenir Munduruku é liderança indígena que ocupou, com outros 150 índios, o canteiro de obras de ‪#Belo Monte‬ por duas vezes, a última vez em maio deste ano, para reivindicar atenção do Governo Federal e o respeito pelos direitos indígenas. O Governo Federal tem promovido o terror contra os indígenas através de operações policiais homicidas, mas os índios resistem, lutando por seus direitos, reivindicando a abertura do diálogo com o Governo Federal e abrindo frentes através de organismos da sociedade civil.

Ontem (29 de julho de 2013), Valdenir Munduruku esteve na UFBA (São Lázaro), para denunciar a violência da Operação Eldorado, que ocorreu em 2012, realizada pela Polícia Federal e pela Força Nacional, sob acompanhamento da FUNAI. O ataque do Estado resultou no assassinato do indígena Adenilson Kirixi e na destruição da aldeia Teles Pires, povo Munduruku, que vive na divisa do Pará com o Mato Grosso.

O povo Munduruku se posiciona firmemente contra qualquer empreendimento envolvendo o Complexo Hidrelétrico em suas terras já demarcadas ou tradicionalmente ocupadas, assim como confrontam os riscos de devastação da região se empresas mineradoras forem autorizadas a explorar a região.

Relato sobre a ação da Polícia Federal e da Força Nacional na aldeia Munduruku no sítio Brasil de Fato, em 2012: “Com registros em vídeos, Mundukuru denunciam ataque da PF que resultou na morte de liderança” http://www.brasildefato.com.br/node/11236

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s