Doc “Profissão de Vaqueiro” registra a viagem de vaqueiros da Bahia a Brasília

Filmamos a viagem dos vaqueiros da Bahia a Brasília para acompanharem – no Plenário do Senado, todos encourados – a votação do Projeto de Lei que dispõe sobre o reconhecimento da profissão de vaqueiro.

Vaqueiros CRTAZ arte 3 def

O projeto foi aprovado no Senado no dia 24 de setembro de 2013, e encaminhado para sanção da Presidente da República. O doc foi gravado entre os dias 22 e 25 de setembro, durante a viagem de ônibus de Salvador até Brasília e durante a visita dos vaqueiros a Igreja Matriz e ao Plenário do Senado Federal.

Profissão de Vaqueiro resultou, portanto, de nossa parceria com o antropólogo Washington Queiroz, articulador da viagem, que se dedica há mais de trinta anos à pesquisa da cultura sertaneja e à luta dos vaqueiros por reconhecimento simbólico e profissional.

Como realizadores, eu e Camele Queiroz pudemos prosear com os vaqueiros durante a viagem e conhecer um pouco de suas vidas. A história de vários deles, sobretudo daqueles que vivem nas regiões mais precárias do sertão e da caatinga, revela muita coragem e fé, mas também realidades sociais dramáticas, injustas e muito graves, marcadas pela desigualdade e pela exploração históricas. O documentário não resume a história dos vaqueiros, nem a isso se propõe: apresenta a memória filmada dessa viagem que os vaqueiros fizeram para testemunhar um momento histórico no país, que é parte de um processo de reconhecimento do vasto patrimônio cultural do sertanejo.

Em breve, disponibilizaremos o doc na íntegra através da internet. No Blog do Bahiadoc tem uma matéria um pouco mais detalhada sobre a viagem, ilustrada com frames do doc: acesse aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s