Fernando Meirelles de boca aberta

Fernando Meirelles: “Queria fazer ‘Grande Sertão: Veredas’, mas acho que nosso público não se interessaria por aquela história.” (Acesse a matéria)

Captura de tela 2013-11-30 às 11.12.35Em jul/2013, a ANCINE anunciou os vencedores do Prêmio Adicional de Renda – PAR 2013: “Na categoria Produção, entre os premiados, destacam-se a Conspiração Filmes (pelos filmes “Os penetras”, “Gonzaga – de pai pra filho” e “À beira do caminho”); a Casé Filmes (E aí… comeu?”). Entre as empresas distribuidoras, as maiores vencedoras foram a Paris Filmes Downtown Filmes. (Fonte: Ancine)

Neste momento, na esfera da Cultura institucional, existe uma relação perigosa entre a força do mercado em crescimento e a falta de capacidade de implementar políticas eficazes, que contem a nossa história e legitimem nossas expressões e manifestações simbólicas.

Talvez por isso, um lastro de empresas privadas, cujas receitas são baseadas predominantemente em verbas públicas diretas (ou indiretas), abocanhem grandes somas de recursos oriundos de políticas públicas. Seus filmes patrocinados pelo Governo se convertem em produtos das empresas privadas, que não conseguem comercializá-los devido ao gargalo da distribuição que resulta do poder dos oligopólios norte-americanos.

Talvez por isso Fernandos Meirelles da vida têm falado tanta besteira. Estão de olho é no discurso da Ancine: “Prêmio segundo desempenho comercial estimula diálogo com público”. 

”Nosso público” – quem é esse “nosso público”?

O sucesso de público é importantíssimo, é evidente. Mas quem tem determinado os critérios para alcançar esse “sucesso de público”? E quem tem estabelecido as “regras” desse jogo comercial?

Por outro lado, claro, faltam políticas públicas que auxiliem as empresas produtoras independentes, que favoreçam estruturalmente as produtoras, as distribuidoras (o setor do cinema e audiovisual, e não apenas o projeto de um filme, por vez).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s