O rolezinho no shopping e a mulher invisível

Captura de tela 2014-01-21 às 20.49.01

Salvador Shopping ao fechar das portas. Foto: fabricio ramos.

Logo quando o Salvador Shopping foi inaugurado, há alguns anos, fui dar um rolezinho lá.

Observei, enquanto tomava um café, o trabalho dos homens e das mulheres que fazem a limpeza das praças de alimentação. Atentei para uma mulher de seus, talvez, trinta e tantos anos, de uniforme, pano na mão e touca na cabeça. Ela transitava por entre as mesas, recolhia o lixo deixado nelas pelos ‘consumidores’, passava o pano sobre a mesa e saíam, sem trocar palavra com ninguém sumíam por entre outras mesas. Olhei em volta e percebi que somente eu a enxergava – depois soube que eu estava enganado.

Soube, depois, pela própria boca da trabalhadora que se dizia faxineira, que é proibida qualquer aproximação entre ela e qualquer ‘consumidor’, – ela é treinada para passar despercebida, ignorada, desconhecida, invisível. – É uma regra capital, a primeira coisa que é enfatizada às novas faxineiras: sejam invisíveis.

Contudo, como eu disse, meus olhos não eram os únicos a seguí-la em suas incursões discretas por entre as mesas. Segundo ela mesma me contou, há seguranças cuja função, entre outras coisas, é vigiá-las, garantir que elas cumpram a sua função de ‘mulheres invisíveis’ que limpam o ambiente o mais discretamente possível.

Nos shoppings centers, onde tudo é um cenário grotesco dedicado ao esquecimento do mundo, é proibido lembrar às pessoas que estão lá em busca de lazer, que existem pessoas que estão lá em busca de sobrevivência – e que têm que ser ignoradas. Não se pode, afinal, estragar o espetáculo! Rolezinhos são muito perigosos, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s