uma nota sobre “Casa Grande”, o filme

Captura de Tela 2015-04-25 às 14.22.49“CASA GRANDE” (2015, primeiro longa de Fellipe Barbosa) começa um tanto morno, amaciando o terreno, e segue num crescendo de tensão dramática e de riqueza narrativa até um desfecho sensível e bonito, em seu conjunto, especialmente se desconsiderarmos alguns poucos exageros. A perspectiva é o olhar de Jean, garoto de 17 anos que mora com os pais numa mansão na Zona Sul do Rio e vê a sua vida afetada pela decadência financeira da família.

Pode-se fazer um certo paralelo temático entre Casa Grande e Branco sai, Preto fica (2014), de Adirley Queiroz, e também com o aclamado O Som ao Redor (2012), de Kléber Mendonça Filho. Entretanto, acho que Casa Grande é o mais simples cinematograficamente (narrativa realista, linear) e o que melhor se resolve no aspecto em que esses três filmes podem dialogar em algum nível: conflito cultural, econômico e político entre classes sociais no Brasil, referenciado pela história (do passado, em O Som, do futuro, em Branco sai, e atual, em Casa Grande). É o que melhor se resolve porque seu crescendo dramático prescindiu de desembocar no clichê explosivo em seu desfecho, respeitando a sensibilidade burguesa e despolitizada de Jean, o garoto protagonista.

Desconsiderando aqueles poucos exageros (como uma cena de trote de sequestro dramaticamente pobre, caricata, desnecessária e destoante do resto do filme), é um dos bons filmes que vi nos cinemas nos últimos meses e acho que vai agradar especialmente a classe média jovem progressista (e até nem tão progressista) que, no fundo, quer ver no cinema menos espetáculo e mais de si mesmos, sem dispensar a crítica política e social, nem tampouco o amor. Vale ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s